Páginas

Powered By Blogger

11/19/2010

GRAACC HOSPITAL DE REFERÊNCIA DE SÃO PAULO






No último dia 12 de novembro, um grupo de voluntárias da FHOPSC e coordenadora do grupo DANIELA BELTRAMI SILVEIRA, fizeram uma visita ao GRAACC em São Paulo, para conhecera a estrutura e funcionamento da Instituição.

O GRAACC (Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer), é uma instituição sem fins lucrativos, criada para garantir a crianças e adolescentes com câncer o direito de alcançar todas as chances de cura com qualidade de vida, dentro dos mais avançado padrões científicos.
O GRAACC realiza mensalmente cerca de 2.500 atendimentos, entre quimioterapia, consultas, procedimentos ambulatoriais, cirurgias, transplantes de medula óssea e outros. Além de diagnosticar e tratar o câncer infantil, o GRAACC atua no desenvolvimento do ensino e pesquisas.
O GRAACC nasceu em 1991, graças à iniciativa do Dr. Sérgio Petrilli, chefe do setor de Oncologia do Departamento de Pediatria da Escola Paulista de Medicina, o engenheiro voluntário Jacinto Antonio Guidolin e Sra. Léa Della Casa Mingione, voluntária do Hospital. O primeiro passo foi transferir o Setor de Oncologia Pediátrica do Hospital São Paulo para uma casa, que ficou conhecida como a "casinha". Os pequenos pacientes eram atendidos nesse local, dentro do conceito de hospital-dia, onde recebiam atendimento médico e assistencial e voltavam para suas casas.
Fundamentado na parceria universidade/empresa/comunidade, o GRAACC despertou em empresas e instituições de larga visão social a confiança e o interesse em participar da construção do Instituto de Oncologia Pediátrica - IOP/GRAACC/UNIFESP, o hospital do GRAACC.Em maio de 1998, esse sonho se tornou realidade e foi construído um moderno hospital de nove andares e dois subsolos, em 4.200 m², especializado no atendimento de crianças e adolescentes com câncer. O hospital é gerenciado e administrado pelo GRAACC e a assistência médica, o ensino e a pesquisa são conduzidos em convênio com a Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP/EPM).Anualmente, o GRAACC é auditado pela PricewaterhouseCoopers. Desde 2008, os voluntários do GRAACC são certificados com o ISO 9001.
As voluntárias da FHOPSC foram recepcionadas pelas voluntárias Lourdes Harumi Nogata e Marina Paschoal, pessoas escolhida a dedo por DEUS... maravilhosas...
Neste mesmo dia as voluntarias visitaram a casa de apoio. O GRAACC oferece atendimento para crianças e adolescentes de diversos estados do Brasil e de cidades do interior do estado de São Paulo. A maioria dessas crianças não tem onde se hospedar para poder dar sequencia ao tratamento, que exige, em média, 18 meses de cuidados intensos. Para dar suporte a essas crianças e seus acompanhantes, o GRAACC resolveu implantar, em 1993, o projeto Casa de Apoio, que tem a finalidade de hospedar pacientes que moram fora da capital. A primeira unidade hospedava até oito pacientes e seus acompanhantes, como o atendimento do hospital cresceu, as acomodações foram ampliadas e, em 2001, foi inaugurada a segunda Casa de Apoio do GRAACC. Em 2007, o GRAACC e o Instituto Ronald McDonald inauguraram a primeira Casa Ronald McDonald da cidade de São Paulo onde no local trabalham dois funcionários e 50 voluntários que acompanham as crianças e os adolescentes. As crianças hospedadas recebem todo o suporte psicossocial, nutricional, pedagógico e principalmente, afetivo. Seus 30 apartamentos são exclusivos para o paciente e seu acompanhante. O local conta ainda com salas de estar e de refeição, cozinha equipada, lavanderia e jardins, garantindo assim conforto e qualidade de vida às crianças.
A Casa Ronald McDonald São Paulo fica na Al. dos Uapés, 690 - São Paulo, uma casa maravilhosa, um verdadeiro luxo em bondade e voluntariado.
São nestes momentos que dá orgulho de ser brasileiro!

Parabéns GRAACC e a casa de apoio RONALD MCDONALD o trabalho de vocês é motivo de orgulho para muitas pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário